Uma vivência imersiva, para ficar marcada na memória dos alunos. Essa foi a proposta do projeto "Aventura Espacial", realizado com as turmas da Educação Infantil III A e B, do Salesiano Carpina, que teve a culminância nos dias 1º e 3 de outubro.
Na ocasião, os alunos realizaram pesquisas em sala de aula junto com as professoras Silvia Pessoa e Luciana Araújo, onde aprenderam vários assuntos relacionados à astronomia, conhecendo mais sobre o Sistema Solar, o Espaço e o funcionamento e lançamento de foguetes.
Depois das vivências teóricas, os pequenos foram instigados a fazerem robôs na temática espacial, utilizando materiais recicláveis, como papelão e plástico. Foram várias as fantasias confeccionadas pelos alunos, com auxílio dos pais em casa. Um desfile foi realizado na Praça Nossa Senhora Auxiliadora, que fica na entrada da escola.
Em outro momento, as turmas planejaram com as professoras a confecção de um grande foguete, feito de papelão. Os alunos ajudaram a pensar como seria o protótipo, contendo janelas, aletas que são as "asas" do foguete perto dos motores, e após o modelo ficar pronto, colocaram a mão na massa, auxiliando na pintura e montagem das peças.
O primeiro grande dia aconteceu em 1º de outubro, quando eles foram para uma sala imersiva, carinhosamente preparada pelas professoras, com vários itens relacionados ao Espaço, contendo projetor voltado para o teto com imagens de planetas, sistema solar, sol, estrelas e galáxias, além de uma experiência de simulação de lava com lanterna e maquete de planetas e uma cabine para ouvir o som dos oito planetas que compõem o nosso sistema solar.
Os pequenos ficaram maravilhados com cada detalhe, com a imersão da sala e com todos os assuntos que estavam aprendendo e vivenciando. O segundo grande momento foi realizado no dia 3, onde foram até o setor do parquinho da Educação Infantil, para conversar um pouquinho sobre o Sistema Solar, e aprender mais sobre como funciona o lançamento de um foguete, as viagens espaciais, retorno do ser humano à lua e outros assuntos, com o colaborador Carlos Santos, além de vestirem trajes espaciais e entrarem no foguete que eles construíram.
"Foram momentos enriquecedores, onde os alunos puderam aprender muito sobre o Espaço, de forma divertida e significativa", destacou a professora Silvia Pessoa.
Fotos: Carlos Santos / Educação Infantil
Texto: Carlos Santos / Comunicação Salesiano Carpina
Comments