Mais uma edição do Festival Cultural foi realizada no Salesiano Carpina. Nos dias 28 e 29 de novembro, os alunos deram um verdadeiro show em musicalidade, interpretação e dedicação. Desde o Infantil até o Ensino Médio, cada performance encantou todos os presentes no Teatro Dom Bosco, dos familiares aos colaboradores, os sorrisos e aplausos davam o tom da satisfação por prestigiarem mais uma bela página na história dos estudantes e da escola.
Para a edição desse ano, o tema foi "A Magia da Leitura", focando nos clássicos literários e na importância dos livros na formação cultural e socioeducacional dos alunos. Foram várias semanas de ensaios, dedicação por parte do produtor e professor da disciplina de MTDA, Lin Caitano, juntamente com os professores e auxiliares de cada turma, sincronizando os passos, coreografias, falas, tudo para estarem perfeitos no grande dia.
"A Magia da Leitura! Celebramos o incrível poder que os livros têm de nos transportar para outros mundos, de despertar a imaginação e de transformar vidas. A leitura é a chave que abre portas para o conhecimento, para a criatividade e para a empatia, unindo gerações e culturas através das palavras. Neste festival, nós mergulhamos em histórias, poesias, músicas e artes que nos inspiram a explorar novos horizontes", destacou o diretor geral e artístico do Festival, Professor Lin Caitano.
As Apresentações - O espetáculo aconteceu não apenas dentro do Teatro Dom Bosco. Quem chegava no Salesiano Carpina, já se deparava com cenários temáticos, artistas caracterizados, música relaxante de saxofone, itens decorativos, tudo formando um imaginário e imersivo mundo da literatura.
As performances foram espetaculares. Na quinta-feira (28), após o momento oracional de abertura com a Pastoral Escolar, o Infantil 2 deu o pontapé inicial, com toda a fofura dos alunos que pela primeira vez experimentam a vivência de uma apresentação em público. Eles apresentaram dentro do tema "A Festa dos Bichos", de Little Pearls Books.
O Infantil 3 veio em seguida com "O Soldadinho de Chumbo", de Hans Christian Andersen. Com seus uniformes, alegria e muita energia. O Infantil 4 trouxe o tema "O Menino Maluquinho", clássico de Ziraldo, cheios de vigor e muita animação, representando com muito entusiasmo, deixando todos encantados e maravilhados com a desenvoltura que as crianças desempenham no palco.
A turma do Infantil 5 não fez por menos e trouxe outro clássico: "Sítio do Picapau Amarelo", de Monteiro Lobato. As fantasias, as interpretações, a alegria dos alunos fizeram com que muitos presentes voltassem no tempo, revivendo momentos em frente da TV, assistindo aos episódios.
Após as apresentações dos alunos do Infantil, foi a vez do Ensino Fundamental dar o seu tom. O 1º Ano veio com "A Turma da Mônica", de Maurício de Souza, com músicas empolgantes, coreografias sincronizadas e muita diversão nas interpretações.
Em seguida, foi a vez do 2º Ano que apresentou "João e Maria", dos irmãos Grimm, com os alunos desenvolvendo cada cena, mostrando uma ótima performance. Outro clássico dos irmãos Grimm foi interpretado pela turma do 3º Ano, que veio com "Branca de Neve", trazendo a magia ao palco, a graciosidade e o conhecidíssimo enredo dessa história que marca gerações.
Os alunos do 4º Ano vieram com "O Mágico de Oz", de Lyman Frank Baum, com belas interpretações, em cenas e no musical que envolve mais esse clássico, finalizando com chave de ouro o primeiro dia de apresentações.
Na sexta-feira (28), após a abertura oracional da Pastoral Escolar, a turma do 5º Ano trouxe "Matilda", de Roald Dahl, fazendo todos lembrarem dessa história que também virou um clássico dos cinemas. Os alunos do 6º Ano vieram com "Pluft, o Fantasminha", de Maria Clara Machado, com uma desenvoltura incrível dos estudantes.
Logo depois, o 7º Ano apresentou "Paisagem do Interior", de Jessier Quirino, com um figurino espetacular, muito sotaque e raízes nordestinas. Em seguida, foi a vez do 8º Ano dar um show com "Harry Potter", de J.K. Rowling, trazendo fantasias impecáveis, interpretações fiéis, levando as pessoas no Teatro Dom Bosco numa viagem para Hogwarts.
O 9º Ano veio com uma releitura do clássico Alice, trazendo o "Alice no Sertão das Maravilhas", apresentando a personagem no contexto sertanejo, exaltando a cultura, culinária e valores nordestinos, em uma apresentação espetacular.
A 1ª Série do Ensino Médio emocionou com "O Quinze", de Raquel de Queiroz, um romance que fala da seca de 1915, trazendo toda a dramaticidade da temática, com performances fortes e marcantes dos alunos. Por fim, a 2ª Série do Ensino Médio finalizou as apresentações com "Tieta do Agreste", de Jorge Amado, com toda a força dessa mulher que dá a volta por cima e muda o olhar de toda uma comunidade.
Todas as turmas mostraram desenvoltura, empenho e arte, fazendo viver o Teatro Dom Bosco, que leva o nome do Pai da Juventude no Salesiano Carpina, exaltando na prática a importância da educação, dos livros e da cultura na vida das crianças e jovens.
Comments