O Salesiano Carpina conquistou 41 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2024. As provas, escrita e o lançamento de foguetes de garrafa pet, aconteceram em maio e os resultados foram divulgados em julho. Ao todo, foram 8 ouros, 23 pratas e 10 bronzes. As Olimpíadas de Conhecimento são voltadas aos alunos dos Ensinos Fundamental ao Médio.
Na OBA, os estudantes receberam uma preparação reforçada em sala de aula, com foco nos conteúdos de astronomia e astronáutica, além de ciências e geografia, que podem ser abordados na avaliação escrita.
A segunda etapa, a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que faz parte da OBA, sempre chama atenção dos alunos, por ser algo prático, que estimula o conhecimento. A professora de física, Larissa Gonçalves, explica como é feita a preparação dos foguetes caseiros e as leis que são aplicadas para que os lançamentos tenham êxito.
"Os foguetes eles são feitos com material recitável, garrafa pet e fita. Então basta você fazer corte em duas garrafas pet e encaixá-las de modo que as duas tampas fiquem contrárias. Depois, pra gente montar a base de lançamento, utilizamos canos. Fazemos a base de modo que a inclinação deles seja de 45 graus, pra conseguir o máximo alcance na hora do lançamento. Para lançar os foguetes, colocamos água dentro da garrafa, de modo que ela fique bem vedada lá dentro e aplicamos pressão usando uma bomba de encher pneu de bicicleta. Quando aplicamos a pressão dentro do foguete, ela vai ficando maior do que a pressão atmosférica, de modo que o foguete consiga ser lançado", explicou.
Larissa também salientou, que é preciso aplicar pressão até um certo ponto, para que não haja uma sobrecarga e o foguete exploda. "Temos que saber até onde vamos aplicar essa pressão para não ultrapassar o limite da garrafa e acabar explodindo, saindo água para tudo que é lado. Então a gente vai aplicar essa pressão, a garrafa vai conseguir sair, e aí soltamos ela puxando a cordinha da base, de modo que o foguete é lançado, com máximo alcance devido à inclinação da nossa montagem. Vale salientar, que com o lançamento do foguete, podemos aprender na prática a teoria vista em sala de aula. Conseguimos calcular o alcance máximo horizontal, vertical, o tempo de voo do foguete. Então o que vemos na teoria em sala de aula pode ser aplicado no experimento de forma divertida e dinâmica", finalizou.
Os resultados expressivos, frutos da excelente preparação do Salesiano Carpina, são celebrados com muito orgulho e entusiasmo pelos pais, alunos e por todo corpo docente da escola, como destaca a Gestora Pedagógica, Amanda Melo.
" É com imensa satisfação que agradecemos a todos os envolvidos e participantes das Olimpíadas de Matemática realizadas em nossa escola. Este evento foi uma oportunidade incrível para nossos alunos demonstrarem suas habilidades, raciocínio lógico e paixão pela matemática. Gostaríamos de parabenizar a todos os participantes pelo esforço, dedicação e empenho demonstrados durante a competição. Independentemente dos resultados, todos vocês são vencedores por terem aceitado o desafio e dado o melhor de si", enfatizou.
Amanda também parabenizou os colaboradores e familiares. "Também gostaríamos de estender nossos agradecimentos aos professores de Matemática, que prepararam os alunos com tanto cuidado e dedicação, e a toda a equipe organizadora, que garantiu o sucesso do evento. Aos pais e responsáveis, nosso reconhecimento pelo apoio constante e por incentivarem seus filhos a participarem de atividades que estimulam o desenvolvimento acadêmico. Seguiremos comprometidos em oferecer cada vez mais oportunidades para que nossos alunos se desafiem e cresçam, tanto academicamente quanto pessoalmente", finalizou.
Confira os alunos premiados na OBA 2024:
Ouro - Bruno Cézar de Andrade - Bruno Rafael - Daniel Deyvid - Flávio Correia - Gustavo Dardenne - Heitor henrique - Khevyllyn maryelly - Maríllia gabryella;
Prata - Ana Gabriela Vasconcelos - José Rafael - Davi Lucas Pedrozo - Sérgio Maciel - Maria Cecília Sales - Pedro Henrique Cruz - Wilander Kalyl - Ana Beatriz Borges - Cláudia Inês - Gabriel Lucas Oliveira - Isabela Larissa - Isabella Marina - Jhon Victor - João Victor - Katheleen Gabino - Kauan de Souza - Laerthe Barbosa - Leonidas Marques - Maria Alice de Lucena - Maria Victoria de Oliveira - Rodrigo Barbalho - Ruth Maria - Yasmin de Andrade;
Bronze - Rafael Jandeck - Maria Clara Oliveira - Sara Susan - Kaio Dos Anjos - Laura Beatryz Castro - Maria Victória De Oliveira - Matheus Cavalvanti - Higor Gabriel - Júlio César Albuquerque - Keven Marcelo;
コメント