top of page

Alunos realizam lançamentos de foguetes

No mês de maio, nossos alunos realizaram as provas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Na prática desta última, os estudantes confeccionaram foguetes com garrafas pet e realizaram os lançamentos na área do campo da nossa escola, colocando em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula.


"Os lançamentos rendem muitos frutos, muito aprendizado, porque os alunos ficam bastante motivados, porque é a hora de trazer a ciência para a prática", comentou Dornelys Vanuster, professor de matemática, que faz parte da coordenação do Ensino Médio.


A professora de física, Larissa Gonçalves, explicou como os foguetes são feitos e a ciência por trás do lançamento. "Utilizamos material reciclável, com garrafa pet e fita. Basta fazermos um corte em duas garras pet e encaixá-las, de modo que s tampas fiquem em direções contrárias. Para a base de lançamento, usamos canos. Fazemos a base com inclinação de 45 graus, para conseguir o máximo alcance na hora do lançamento. Para lançar usamos água e pressão. A água é colocada na garrafa, de modo que fique bem vedada lá dentro e usamos uma bomba de encher pneu para causar pressão dentro do foguete, pra que fique maior que a pressão atmosférica, tomando cuidado para não exceder um limite e fazer a garrafa explodir. Quando alcançamos o nível ideal, puxamos a corda e a pressão faz com que o foguete saia", explicou.


Imagem e Texto: Carlos Santos / Comunicação Salesiano Carpina


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page